7 principais motivos que causam o amarelamento dos dentes

24.08.2022

O amarelamento dos dentes pode ser incômodo para muitas pessoas e surge pelos mais variados motivos. Quer saber um pouco mais sobre eles? Continue a leitura do artigo e obtenha todas as informações!

 

Os nossos hábitos diários têm o poder de impactar a nossa saúde bucal tanto positivamente, quanto negativamente. Dessa forma, ao ser deixada de lado, podem surgir os mais variados problemas e o amarelamento dos dentes é um deles. Ele pode surgir do consumo em excesso de bebidas e alimentos muito pigmentados, de uma higienização bucal não muito legal, entre outros fatores. Além disso, há questões relacionadas à genética e também ao envelhecimento normal do nosso corpo. Quer saber mais sobre o assunto para se prevenir? Então confira mais informações sobre os sete principais motivos que causam o amarelamento dos dentes.

 

1 - Má higienização bucal:

 

Uma má higienização bucal pode causar os mais variados problemas para a saúde bucal e para a saúde como um todo. Afinal, tudo está interligado. Dessa forma, quando você não realiza a escovação diária de forma correta, com bons produtos e ao menos três vezes ao dia, os seus dentes podem ficar sim amarelados com tempo. Além disso, há muitas pessoas que acreditam que fazer força ao realizar a escovação traz benefícios. Pelo contrário. Essa força pode prejudicar o esmalte dental e contribuir com esse tom amarelado. O segredo é sempre realizar movimentos leves e constantes e, claro, dar preferências para uma escova de dente que possua cerdas macias.

 

2 - Consumo em excesso de bebidas ou alimentos muito pigmentados:

 

Consome em excesso e com frequência bebidas ou alimentos extremamente pigmentados ou muito ácidos? Bom, eles podem causar, com o tempo, o amarelamento dos seus dentes. Isso quer dizer que você precisa deixar de comer e beber esses itens? Não necessariamente. Aqui dois pontos são importantes: 1-evitar excessos e 2-realizar uma boa higienização bucal após esse consumo.

 

3 - Cigarro:

 

É um consenso que o hábito de fumar é ruim para a saúde como um todo, certo? E, claro, que quando falamos de saúde como um todo, também já estamos incluindo a saúde bucal. Dessa forma, com o tempo, o ato de fumar pode sim causar o amarelamento dos dentes e não só isso: há outros problemas que surgem em decorrência do cigarro como boca seca, pequenas lesões na boca, língua e lábios, perda de paladar, mau hálito, doenças relacionadas às gengivas, perda de dentes e câncer de boca. Por tudo isso, corte já esse hábito da sua vida!

 

4 - Questões genéticas:

 

Muita gente não sabe, mas a nossa saúde bucal também tem ligação com fatores genéticos. Dessa forma, esses fatores podem influenciar na questão do amarelamento dos dentes. Mas o que acontece nesse caso específico? De forma bastante simplificada, a sua genética irá determinar a espessura do esmalte dental e, quanto mais fino, mais a dentina se expõe. Tá, mas e aí? Acontece que a dentina já tem esse tom amarelado e, como consequência, os dentes terão um aspecto mais amarelo. Além disso, doenças genéticas também podem deixar os dentes nessa cor.

 

5 - Desgaste do esmalte dental:

 

Com o tempo, é normal que aconteça o desgaste do esmalte dental e a dentina, que mencionamos acima, fica mais exposta. Dessa forma, é muito comum ver pessoas com mais idade com os dentes amarelados. Porém, o desgaste também pode ser percebido antes e em situações específicas como, por exemplo, o bruxismo. Além disso, conforme comentamos no início do artigo, o ato de colocar muita força no momento da escovação, também pode causar o problema.

 

6 - Uso em excesso de flúor:

 

O flúor é extremamente importante para os dentes. Porém, nada em excesso é bom e, dessa forma, ele precisa ser usado de forma consciente. Crianças que são expostas ao elemento de forma incorreta, podem sofrer com o desgaste dos dentes e, como consequência, com o seu amarelamento.

 

7 - Uso de antibióticos:

 

Muitas pessoas acreditam que se trata de um mito, mas é uma verdade: alguns antibióticos podem sim causar manchas amareladas nos dentes, especialmente quando são usados em crianças. Sabemos que, muitas vezes, o uso do medicamento é indispensável. Porém, é muito importante tomar cuidado para que esses remédios não tragam problemas para o futuro do sorriso do seu pequeno!

 

Amarelamento dos dentes – existe tratamento?

 

Agora que você já conhece os principais fatores que podem causar o amarelamento dos dentes, provavelmente deve estar se perguntando se é possível reduzir os danos e oferecer uma coloração mais saudável para o sorriso. A resposta é sim, é possível. Porém, o tratamento vai depender de como estão os dentes, das causas que levaram o amarelamento e de uma avaliação cuidadosa do dentista. Dessa forma, apenas ele pode indicar qual o melhor procedimento para cada situação. O mais importante, é buscar ajuda e levar informações ao profissional sobre o seu dia a dia e hábitos. Esses dados são relevantes para o diagnóstico e tratamento.

 

Gostou de entender um pouco sobre o que pode causar o amarelamento nos dentes? Esperamos que sim e que, a partir de agora, tenha ações mais saudáveis para a sua saúde bucal. Até a próxima!

 

Sobre a Uniodonto Poços de Caldas:

 

A Uniodonto Poços de Caldas é uma cooperativa de prestação de serviços odontológicos que integra a Uniodonto Brasil: o maior sistema cooperativo da América Latina. Em atividade como Operadora de Plano Odontológico há 20 anos e registrada no Órgão Regulador sob nº 40979-1, conta com área de atuação que abrange 25 cidades do Sul de Minas. A singular de Poços de Caldas está classificada entre as 150 cooperativas do Brasil com melhor desempenho em Gestão Administrativa, conforme avaliação feita pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, em conjunto com OCEMG e Fundação Nacional de Qualidade. Tem disponível a rede cooperada e credenciada para atender em todas as especialidades, de acordo com a regulamentação de planos de saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.  Procura atuar dentro da ética profissional, dos princípios cooperavistas e adotando uma política de valorização daqueles que abraçam a sua causa! Se preocupa, ainda, em proporcionar aos seus beneficiários os cuidados necessários para se ter uma boa saúde bucal e belos sorrisos!

 

Serviço:

 

Uniodonto Poços de Caldas

Novo endereço em Poços de Caldas (MG): Rua Paraíba, 212, Centro.

Telefone para contato: (35) 3716-7222

E-mail: faleconosco@uniodontopocos.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Quer saber em primeira mão todas as novidades a respeito da Uniodonto Poços de Caldas e, ainda, receber diversas dicas para manter a saúde bucal em dia? Siga-nos nas redes sociais!

 

Facebook: /uniodontopocosdecaldas

Instagram: @uniodontopocosdecaldas

 


Ver Também