Por que os dentes ficam amarelados? Entendendo as causas do escurecimento dental

06.06.2023

O sorriso é uma das nossas principais características e, quando nossos dentes começam a ficar amarelados ou escurecidos, isso pode afetar a nossa autoconfiança. Mas você já se perguntou por que os dentes ficam amarelados? Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer, e entender essas causas pode ajudar a evitar o escurecimento dental e manter seu sorriso branco e brilhante.

1. Alimentação e Bebidas

Uma das principais causas do escurecimento dental é a nossa dieta. Alimentos e bebidas com forte coloração, como café, chá, vinho tinto e molho de soja, podem manchar os dentos ao longo do tempo. Isso acontece porque essas substâncias contêm cromogênios, que são compostos com propriedades de coloração que podem aderir ao esmalte dental.

2. Tabaco

O uso de tabaco, tanto o fumo quanto o mascado, é outra causa comum do escurecimento dental. Os produtos de tabaco contêm nicotina e alcatrão, que podem causar manchas significativas nos dentes.

3. Envelhecimento

À medida que envelhecemos, nossos dentes podem naturalmente começar a ficar mais amarelados. Isso ocorre porque o esmalte dental, a camada externa dos dentes, se desgasta com o tempo, expondo a dentina, uma camada mais interna que é naturalmente amarela.

4. Medicamentos

Certos medicamentos, incluindo alguns tipos de antibióticos, medicamentos para pressão alta e antipsicóticos, podem causar escurecimento dental como um efeito colateral. Além disso, tratamentos de radioterapia e quimioterapia para o câncer também podem resultar em dentes mais amarelados ou escurecidos.

5. Fluorose

Embora o flúor seja vital para a saúde dental, o consumo excessivo de flúor durante a infância, quando os dentes ainda estão em desenvolvimento, pode levar à fluorose, uma condição que pode causar manchas ou listras brancas ou amarelas nos dentes.

Felizmente, existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a clarear os dentes e reduzir o aparecimento de manchas. Isso inclui o clareamento dental profissional, pastas de dente clareadoras e tratamentos cosméticos, como as facetas dentárias.

Aqui na Uniodonto Poços de Caldas, estamos comprometidos em ajudar você a alcançar e manter um sorriso saudável e radiante. Se você está preocupado com o escurecimento dos seus dentes, entre em contato conosco hoje para discutir suas opções de tratamento. Estamos aqui para ajudar!