Limpeza bucal, quando devo fazer?

31.05.2024

Todos sabem que, para manter a higiene bucal em dia, é necessário manter cuidados diários. Além disso, é preciso conciliar esses cuidados com uma limpeza profissional: no consultório do dentista. Mas você sabe quando esse processo deve ser feito? Com qual frequência? Como ele funciona? Será que dói? Neste artigo nós preparamos diversas informações sobre a temática. Continue a leitura! 

Utilizar uma escova de dente adequada, realizar escovação com frequência e do jeito correto, usar o fio dental e enxaguante sem álcool: essas são algumas ações diárias para manter a saúde bucal em dia. Porém, esses cuidados não são suficientes. Eles devem ser intercalados com visitas ao consultório do dentista, que irá fazer uma avaliação completa da sua boca: inclusive observará se a higienização é satisfatória. E, também, provavelmente indicará uma limpeza profissional: profilaxia dentária. Mas você pode se perguntar: “Por que devo realizar uma limpeza profissional, se faço a higienização da maneira correta?”. Porque, em muitas situações, o paciente não consegue enxergar a necessidade dessa limpeza mais profunda e também se trata de uma maneira de prevenir diversas doenças bucais. Neste artigo, nós preparamos diversas dicas e procuramos sanar dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura para mais informações!

Limpeza bucal no dentista – Quando fazer e quem pode fazer?

Todas as pessoas podem fazer a limpeza bucal no dentista, inclusive crianças. No caso dos pequenos, serão utilizados produtos que indicados para esse público.  Nos adultos, a profilaxia deve ser realizada de seis em seis meses. Essa indicação é para aqueles pacientes que têm a saúde bucal em dia e que não apresentam nenhuma doença nessa área. Já em situações muito específicas, podem ser recomendadas limpezas de três em três meses. Principalmente quando há doença periodontal. O profissional irá montar um cronograma, para controlar o problema. Mas, vale ressaltar, que cada caso é um caso e apenas o seu dentista poderá indicar a melhor estratégia de tratamento. Mas, via de regra, de seis em seis meses.

Limpeza bucal no dentista – Quais são os benefícios?

A limpeza bucal no dentista, além de combater placas e remover o tártaro, promove diversos benefícios para a saúde bucal do paciente, sendo a mais importante a prevenção de possíveis problemas como gengivite, cárie e mau hálito. Também oferece benefícios para a autoestima: o sorriso fica com uma aparência muito mais bonita e brilhante! Outro ponto extremamente positivo: o dentista poderá mostrar quais são os seus pontos fracos na escovação e quais dentes apresentam maior acúmulo de placas. E, dessa maneira, você poderá realizar a limpeza em casa de forma mais assertiva.

Limpeza bucal no dentista – Como é o procedimento?

O procedimento é realizado de algumas maneiras. A remoção das placas e do tártaro pode acontecer por meio de escovas específicas para a limpeza (geralmente rotatórias), instrumentos manuais e até com ultrassom odontológico. O dentista sempre vai indicar a melhor opção, de acordo com as suas necessidades.

Limpeza bucal no dentista – Dói?

Essa é uma pergunta muita frequente. Será que dói? Tudo vai depender da situação da saúde bucal do paciente. Quando a gengiva está saudável e não apresenta nenhum problema, o procedimento é praticamente indolor. Apenas um incômodo: o que é extremamente normal! No caso de pessoas com sensibilidade extrema nos dentes ou com gengiva inflamada pode doer sim. Mas é algo suportável.

Limpeza bucal no dentista – Pode sangrar?

Sim, pode! E isso não quer dizer que sua boca foi ferida, mas que, provavelmente, a gengiva está inflamada. O que muita gente não sabe é que o acúmulo de placas causa uma inflamação. Inclusive, algumas pessoas deixam de usar o fio dental com o aparecimento de sangue. E essa ação não é bacana. Nesses casos, é importante procurar o profissional para que ele possa avaliar melhor o problema e oferecer a melhor solução.

Limpeza bucal no dentista – #dicauniodonto cuidados diários fazem a diferença:

Além de realizar a limpeza bucal no dentista (profilaxia dentária), alguns cuidados diários são essenciais para que o sorriso se mantenha sempre bonito, a começar pela escova de dente: ela precisa ter cerdas macias e se adaptar bem a sua boca. Nesse caso, peça ajuda e indicações para o dentista. Como a escovação é promovida também importa: não pode ser a ponto de machucar as gengivas. Ela também precisa ocorrer após cada refeição ou, no mínimo, três vezes ao dia. O uso do fio dental é indispensável. Para finalizar enxaguante bucal.

Limpeza bucal no dentista – #dicauniodonto alimentação também é importante:

Além da ida ao dentista e dos cuidados diários, a alimentação também é importante para manter a saúde bucal. Evite alimentos altamente açucarados e dê preferência para frutas e verduras. Aposte em alimentos que são ricos em cálcio. Troque o refrigerante por suco natural. Cigarro: exclua dos seus hábitos. E, sim, sabemos que não é fácil! No caso de crianças: sempre cheque a escovação delas! Muitas ainda não têm coordenação motora para realizar o processo sem supervisão de um adulto!

Limpeza bucal no dentista – Plano de saúde odontológico vale à pena?

Sim, ter um Plano de Saúde Odontológico vale muito à pena! Isso porque você pode realizar os mais diversos tratamentos, inclusive limpeza bucal (profilaxia dentária), por um valor que cabe no seu bolso. Outros pontos bacanas: a possibilidade de poder escolher um plano de acordo com as suas necessidades, consultas em consultórios particulares, livre escolha do dentista que irá atendê-lo e profissionais extremamente renomados e capacitados.

Limpeza bucal no dentista – Plano de Saúde Odontológico Uniodonto:

Você pode optar entre a versão individual ou familiar e, em ambas os casos, terá atendimento exclusivo. Não trabalhamos com coparticipação, ou seja, é possível usufruir de 100% da cobertura do seu plano. Há sempre uma Uniodonto perto de você. A grande característica do nosso Sistema é garantir uma cobertura efetivamente nacional. O usuário da cooperativa que estiver viajando ou trabalhando fora é atendido em qualquer cidade do país que possua um profissional cooperado.

 

Gostaram das informações sobre limpeza bucal no consultório do dentista? Esperamos ter sanado as principais dúvidas e promovido a conscientização sobre a importância desse assunto. Afinal, estamos falando de temas sérios: saúde, bem-estar e autoestima! Por isso não descuide e conte sempre com a gente para tirar dúvidas e, claro, para que o seu sorriso se mantenha sempre lindo e o mais relevante: SAUDÁVEL!

 

Sobre a Uniodonto Poços de Caldas:

 

A Uniodonto Poços de Caldas é uma cooperativa de prestação de serviços odontológicos que integra a Uniodonto Brasil: o maior sistema cooperativo da América Latina. Em atividade como Operadora de Plano Odontológico há 20 anos e registrada no Órgão Regulador sob nº 40979-1, conta com área de atuação que abrange 25 cidades do Sul de Minas. A singular de Poços de Caldas está classificada entre as 150 cooperativas do Brasil com melhor desempenho em Gestão Administrativa, conforme avaliação feita pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, em conjunto com OCEMG e Fundação Nacional de Qualidade.  Tem disponível a rede cooperada e credenciada para atender em todas as especialidades, de acordo com a regulamentação de planos de saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.  Procura atuar dentro da ética profissional, dos princípios cooperavistas e adotando uma política de valorização daqueles que abraçam a sua causa! Se preocupa, ainda, em proporcionar aos seus beneficiários os cuidados necessários para se ter uma boa saúde bucal e belos sorrisos!

 

Conte com a nossa experiência para montar um Plano de Saúde Odontológico! Entre em contato conosco para obter mais informações!

 

Plantão 24 horas Poços de Caldas

Contato:(35) 9-9957-8469

 

Serviço:

Uniodonto Poços de Caldas

Localização: Rua Paraíba, nº 212, Centro, Poços de Caldas - MG

Telefone para contato: (35) 3716 - 7222

E-mail: faleconosco@uniodontopocos.com.br

 

Uniodonto 24 horas:

 

Contato para possíveis emergências:

Telefone: (35) 9 – 9957 – 8469.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Quer saber em primeira mão todas as novidades a respeito da Uniodonto Poços de Caldas e, ainda, receber diversas dicas para manter a saúde bucal em dia? Siga-nos nas redes sociais!

 

Facebook: /uniodontopocosdecaldas

Instagram: @uniodontopocosdecaldas

 

 

 

Ver Também